INFORMATIVOS POR MATÉRIA

Divisão de informativos do STF e STJ por matéria

Apresentação

Este site se destina a compilar os julgados noticiados nos Informativos de jurisprudência do STF e do STJ, dividindo-os por matéria.

Por volta de 2007, senti necessidade de organizar o resultado de minhas leituras de informativos do STF e STJ, para futuras consultas de julgados. Inicialmente, tentei fazer isso com o Onenote, mas o resultado não foi bom. Foi então que notei que a estrutura de blogs, com divisão em categorias, seria ideal para essa tarefa.

Criei na época um blog privado, que chamei de Divisão de Informativos. Ali, eu fazia basicamente o que fiz aqui: lançava os julgados que eram trazidos nos informativos, separando-os por matérias. Mostrei isso a alguns amigos e, como eles gostaram, tornei o blog público e ele contou com uma considerável audiência.

Mantive esse blog atualizado até mais ou menos 2012. Depois, em razão de outras ocupações, não consegui mais mantê-lo e acabei apagando-o. Obviamente que me arrependi depois de um tempo.

Foram, então, alguns anos ensaiando para retomar esse hobby, até que veio a pandemia de COVID-19 e o isolamento me trouxe a ideia de fazer novamente o blog.

Desta vez, cataloguei todos os informativos do STF e do STJ a partir de 2017. São 1.943 julgados até hoje, 22 de junho, data de lançamento, divididos em 523 categorias. Só não lancei aqui os julgados referentes a Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, porque muito específicos.

Agora manterei as atualizações em dia e pretendo criar, em breve, uma seção de artigos com comentários a julgados, sempre vinculados ao estudo dos precedentes do STF e do STJ.

Para postagens jurídicas relacionadas a outros assuntos, reativarei meu blog pessoal, cujo link segue anexo. Além disso, os perfis no Twitter e Instagram também servirão para divulgar e debater conteúdo jurídico.

Espero que este site possa contribuir para os estudos de todos aqueles que lidam com o Direito em seu dia a dia.

Um abraço a todos.

Marcelo Bertasso
www.mpbertasso.wordpress.com
Instagram:
@prof.marcelobertasso
Twitter:
@mpbertasso

%d bloggers like this: